Quais as principais consequencias de percebermos que as condições incomuns de gênero - CIG se distribuem de forma fractal?
A primeira já dissemos - se mostra como desenvolvimento natural da diversidade e não como patologia mental ou "transtorno".
Mas as consequencias são muito mais abrangentes.
Se os CIG's fossem decorrentes de transtornos mentais como supunham, seria certa a absoluta NECESSIDADE de um diagnóstico psiquiátrico ou pelo menos psicológico - como ainda pensam no Brasil, no "processo transexualizador do SUS", no CFM e alhures.
Mas como não são - o que fazer?
Que parametros usar para diagnosticar ou RECONHECER com precisão essas condições incomuns?
Se fossem transtornos mentais - depois de 2 anos de exaustivas e tormentosas sessões de psicoterapia para os terapeutas e de tortura para a maioria dos pacientes - já que com psicoterapia nada se pode fazer para MUDAR o paciente e DESENTORTÁ-LO colocando-o numa forma artificial de "normalidade" - esgotados os recursos e os terapeutas, depois de se torturar os pacientes com todas exigencias possíveis para vermos se mudavam de idéia - terminamos por conceder os seus desejos - mesmo a contragosto muitas vezes.
Mas não sendo um transtorno - como faremos?
Aí é a MELHOR PARTE - sendo uma fractalidade natural - PODE-DE MEDIR a condição incomum, e MEDINDO, pode-se RECONHECER condições e desenvolvimentos típicos - e melhor - essas MEDIÇÕES E RECONHECIMENTOS podem ser desenvolvidos RAPIDAMENTE e A DISTANCIA.
Como?
Fazendo com que através de questionários não psicométricos tradicionais - possamos levantar as dinamicas de formação - transformando essas dinamicas em séries temporais numéricas - e depois considerando métodos de análise não linear desses dados.
Usamos por exemplo, mapeamentos por recorrência para definirmos situações típicas de grupos - e depois também diagramas de fase e mapas de retorno - recursos comuns na avaliação não-linear de séries temporais - para identificar clientes - ou para "diagnosticar pacientes" se preferirem.
Resumindo - o que era dificilimo para um psiquiatra ou psicologo fazerem em dois anos de enormes dificuldades para todos - pode-se MEDIR com muito maior precisão EM POUCOS MESES - de 2 a 3 meses - a distancia.
O que mudou foi o embasamento epistemológico da questão.
Se na economia se tivesse mudado a análise do chines de distribuições normais para fractais - talvez muito da crise atual na economia global tivesse sido evitada.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário