Mostramos pelo que já publicamos, que a parte mais importante para um diagnostico CIG e CIEG é a avaliação de séries temporais.
Como podemos levantar para cada paciente uma série temporal em que ele possa expressar informações sobre sua condição CIG?
Antes de mais nada temos que diferenciar possiveis clientes, por faixas etárias.
Digamos como avaliar uma pessoa (MtF ou FtM sempre) com idade superior a 16-18 anos - alfabetizada. É uma situação.
Outra situação é avaliar uma criança pequena, desde seus 5,6 anos de idade, em idade pré-escolar não alfabetizada.
Ou situações intermédias entre estas.
Para alfabetizados podemos propor questionários - com perguntas, simples.
Mas para crianças não alfabetizadas, questionários são impossíveis.
Daí imaginamos GAMES que funcionem como TESTES.
A idéia é elaborar games de IDENTIFICAÇÃO - RPG's - onde a criança se sente só, num mundo mágico, e ela fará escolhas - e através de escolhas obteremos escores - e esses escores nos são encaminhados diretamente através da internet.
Por examplo imaginemos que uma criança inicie a avaliação no seu 5º aniversário. E nos mande a cada 2 semanas, um conjunto de escores. Em um ano teremos 24 conjuntos e até os 7 anos teremos 72 conjuntos.
Depois a criança já alfabetizada poderá responder questionários, e com eles levantaremos mais meia centena de escores - em uns 4,5,6 anos de avaliação na fase pré-puberal da criança, teremos mais de 200, 300 escores - muitos dados para uma avaliação perfeita dessa criança.
Para um adulto, com apenas os dados de sua anamnese e questionário, conseguimos de 50 a 60 pontos (ou escores), numa série temporal.
Dados suficientes para a avaliação de um jovem, adulto ou mesmo uma pessoa madura.
sexta-feira, 27 de março de 2009
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