quarta-feira, 18 de março de 2009

Fractal ou Normal -2


Vejam agora essas outras 3 imagens ao lado. Na de cima, vemos que numa distribuição normal, com o aumento da amostra - ou com o aumento do tempo de amostragem - a média se define e se estabiliza - como um ESTADO ESTACIONÁRIO.

Por outro lado, o que acontece com a "media" em uma distribuição fractal? Ela é TRANSIENTE, e e não estacionária - com o aumentar do número de amostras ou o tempo de amostragem.

Em psicologia e psiquiatria - como o economista chinês que ajudou a causar o atual crash de Wall Street (e do neo-liberalismo correlato) - procura-se simplificar e imaginar que existe uma "normalidade" e o que se desviar podemos categorizar como ANORMALIDADE.

Por isso abundam os "transtornos mentais" como causas de um sem número de desenvolvimentos - inclusive na auto-percepção de gênero - como abundaram os derivativos e aquisições de papéis entre os analistas de Wall Street.

Mas a realidade é outra - os sistemas NA NATUREZA - como na economia - NÃO SÃO ESTACIONÁRIOS, mas transientes. Na Natureza como na economia - o normal é o fractal - e o gaussiano não é tão normal como se imaginava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário